Pages

domingo, 8 de agosto de 2010

Diários de uma quase viajante (parte 2) - Documentos

Falamos da parte financeira e esta você vai fazer até o dia da viagem afinal é melhor economizar o máximo e ser feliz na hora da diversão mas recomendo moderação - as faturas um dia chegarão a sua casa rs
É ótimo sonhar com o que se quer fazer mas ir a luta e conseguir os meios também é divertido fora esta parte aqui...meus leitores e amigos sim passaporte e visto coisas chatas...hoje vou falar do passaporte. No futuro vocês acompanharão o visto e também a agência ou o fly and drive

DOCUMENTAÇÃO


PASSAPORTE


Tire com muita antecedência recomendo 1 ano antes para não ter problema. O passaporte vale 5 anos e me parece que vão mudar para 10 anos se já não mudaram.
Primeiro acesse o site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte e preencha a ficha que solicita o documento. No site tem todas as informações. É uma ficha longa mas fácil de preencher. Depois de preenher, você tem que imprimir o protocolo que você vai levar na polícia federal de sua cidade e tem o boleto, sim é pago, custava no começo deste ano R$ 126,00.
Você paga até a data no boleto e  bom espera o dia e hora que foi agendado. Demorou uns dois meses para minha data.

Na Polícia Federal você leva  o protocolo e tudo que foi pedido no site, preste atenção para não esquecer nada, peque pelo excesso. As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências do DPF, por meios eletrônicos.É estranho , você tem que virar os dedos devagar para conseguir capturar suas digitais, a assinatura é pior pois você não vê o que está fazendo já que é digitalizada. Você pode sorrir na foto mas no meu caso fui automática na pose de documento (rosto sério e infeliz) o bom é que daqui a 5 anos você poderá tirar outra e tentar caprichar no Xis.

Um motivo de tirar  passaporte com muita antecedência: quando fui na data agendada o sistema estava fora do ar, resultado tive que voltar outro dia. Quem deixa muito em cima da hora e acontece um imprevistos desses já viu... uma enorme dor de cabeça com a preocupação.
Depois disto voltei lá em outra data , foi super rápido e após 5 dias úteis o passaporte já estava disponível para entrega. A única taxa do passaporte é aquela do boleto.

CONTINUA...

Um comentário:

Perfil

Minha foto
Até hoje estou descobrindo ^_^

Seguidores