Pages

sábado, 24 de março de 2012

Mais um adeus

Esse fim de mês enfrentei um dilema: eutanásia. Minha cadela Xena tinha 12 anos e na semana passada passou muito mal de repente e corremos para a veterinária. Ela fez vários exames e ficou quase 1 semana internada.
Ela tinha várias coisas: um câncer que se espalhou, uma infecção muito forte, problemas no rim, fígado, intestino, útero e baço em consequência do câncer e infecção mas nunca deu sinal de coisa alguma. Ela estava tão fraca que mal aguentava andar, ela lutou muito para viver, a veterinária falou que ela era muito boazinha, parecia que entendia que estavam tentando salvá-la e não oferecia resistência, deixava fazerem tudo nela sem reclamar, tirar sangue, colocar soro, fazer ultrassom, aplicar injeções com antibióticos.
O câncer estava muito avançado e espalhado pelos órgãos. A gente discutiu e no final optamos pela eutanásia. Era contra isso a principio e queria tentar de tudo mesmo sabendo que não adiantava mais devido a gravidade da situação (o câncer já havia se espalhado por todo lado) mas depois parei para pensar nela e no que ela estava sentindo todos esses dias .
Ela não sentia dor por causa dos remédios mas não tinha muita força, andava um pouco e cansava mas levantava e tentava andar de novo, emagreceu muito de repente, não conseguia se alimentar com nada sólido e líquido pouquíssimo, estava bem frágil, nem água ela conseguia beber , ela tinha muita sede mas se bebia muito vomitava tudo e a respiração estava cada vez pior . A Xena tentou, tentou e lutou até o fim, nunca desistiu.
Achei que ficaria me sentindo culpada após tomar essa decisão mas não senti nenhum remorso, me despedi dela com o coração sangrando.
 Deixar o animal sofrendo só para ficarmos aliviados por ela estar respirando não é algo humano, quando você sabe que não há chance de melhora creio que esta seja a melhor opção mas uma opção difícil de lidar.
 Gostaria de ter feito mais por ela, talvez ter notado algum alteração mínima que fosse para ter começado o tratamento mais cedo e ela ter tido alguma chance, esse é meu único arrependimento não ter notado que havia algo errado antes. Ela foi uma cadelinha muito bondosa, amorosa, pura.

Essa é a Xena, uma guerreira , lutou muito pela sua vida, foi uma cadelinha feliz nos seus 12 anos de vida e muito amada , já faz muita falta em nossos corações.

Obrigada por ter nos escolhido como sua família. Você está muito bem acompanhada ai no céu.




A veterinária que cuidou da Xena foi a doutora Amanda Perina. Recomendo muito, ela fez de tudo e cuidou muito bem dela. Fomos orientados o tempo todo, não sei explicar ela parecia saber o que nós sentíamos e nosso dilema. Foi muito boa  mesmo. Seguem os dados para quem estiver precisando de uma boa profissional. A consulta custa R$ 70.00.

Dr . Amanda Perina
Rua Cesário Mota de Aguiar, 124, Árvore Grande. Sorocaba-SP.





Um comentário:

Perfil

Minha foto
Até hoje estou descobrindo ^_^

Seguidores